Tonia Tzirita Zacharatou
Tonia Tzirita Zacharatou é uma poeta grega que vive em Atenas. Estudou direito e literatura comparada. Está a terminar uma tese de doutoramento na Universidade Aristóteles de Tessalónica sobre leituras comparadas de Cavafy, tomando como ponto de partida os poemas deste sobre o luto.
Em 2020 foi atribuído ao seu primeiro livro, Segunda Juventude (Δεύτερη νεότητα), o prémio Thraca Edições - o que levou à sua publicação. O livro granjeou também o prémio literário da revista Anagnostis para jovens autores e o prémio Jean Moreas para novos autores. Na Grécia, o livro integrou ainda a lista final do Prémio Nacional de Jovens Autores.
Em 2021, Tonia Tzirita Zacharatou integrou o projecto Womanifesto, da artista visual Efi Spyrou, sobre novas vozes de artistas femininas. Em 2022 o seu poema “O Teu Rio” foi um dos poemas premiados em “Coal Fired: The Greek Poetry of Climate Change Today,” uma iniciativa da fundação grega Stavros Niarchos em colaboração com a Universidade de Columbia e com a revista Thraca.
Tonia Tzirita Zacharatou tem colaborado em diversas iniciativas literárias, como a Feira Internacional do Livro de Tessalónica, o Festival Literário da Tessália, o Festival de Poesia do Mundo em Patras e o Festival de Poesia do Mundo em Atenas.
A sua poesia está traduzida em inglês e em português. Para grego, Tonia Tzirita Zacharatou traduziu a poeta americana Natalie Diaz. A sua tradução do livro Adriano da poeta portuguesa Tatiana Faia será publicada em 2023.