Kpinga: A idade do ferro

por aqui os negros da terra não conheciam o ferro. só mais acima uns seus primos fundiam um outro metal, muito mais amarelo. diversas culturas só de bronze os seus gumes tiveram. do ferro e do aço, jamais a glória e o flagelo. faraós e Ulisses reinaram sob o cobre dessa liga – boa mas nunca tão rígida como o ferro dos hititas, capaz de repelir inclusive as bigas egípcias.

 

a forja refaz do minério de ferro a lava em sua gana de fogo para logo refazê-la, quando sólida de novo, ainda mais forte que o marfim e o osso. ferro: substância e forma do sabre vitorioso. dele e de outras ferramentas nascidas do forno: o facão que decepa, a pua que espeta, a tesoura que corta e o machado que ao derrubar a relva produz a madeira que o prego penetra. ferro: mais que ouro na guerra.

 

kpinga: na África, um privilégio do clã Avongara. a férrea arma de arremesso do povo Zande. um misto de adaga, foice e lança, um falcão capaz de atingir cinco homens. e até de contornar seus escudos. espécie de bumerangue muito mais cruel e astuto. cavalos e guerreiros sentiram o terror desse voo recurvo, aprendido quiçá com os núbios. jalis e bruxos disseram não ser desse mundo. um pacto de reis baniu das guerras seu uso. Ogum e Xangô selaram o acordo, mantendo-a distante de seu povo.